De acordo com informações da Associação dos Usujários da Empasa, que atende o abastecimento de todo o Estado, a Paraíba pode ficar sem ovos nesta semana.
Segundo a instituição, o estoque atual está zerado e já foi repassado. Já o estoque que estava previsto para chegar nesta quarta-feira (5) é muito pouco quando comparado aos anteriores.
A escassez de ovos já é vivida pela pela indústria farmacêutica brasileira, que usa o alimento para fazer vacinas. e a Paraíba não é o único estado do Brasil que enfrenta esse problema.
Inclusive essa insuficiência pode ser o que está afetando a Paraíba – já que segundo a Asuse, o motivo da escassez no estado é o aumento da demanda para a exportação em grande escala destinada aos mercados norte-americano e argentino.
Na Europa, além da gripe aviária, a guerra entre Rússia e Ucrânia aumentou os custos da produção de grãos e energia elétrica, que atrapalha a oferta de ovos. Em janeiro no Brasil, o alimento já tinha registrado alta de 19% nos últimos doze meses.
A crise já atinge a Europa e os Estados Unidos, que enfrentam a falta de ovos por um surto devastador da gripe aviária.
Apesar disso, de acordo com Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que confirmou que não deve faltar ovos no país, mas uma produção menor em 2023 deve manter os preços elevados.
“O Brasil não está sofrendo isso [escassez de ovos]. Nós nunca tivemos influenza aviária e sofremos o problema do custo com mais força em 2020, devido à seca”, disse Satin.
NOTICIA PARAIBA
